quinta-feira, 22 de março de 2012

Marketing Versus Comunicação - Juntas mas Distintas




Para muitos falar de Marketing e Comunicação parece falar da mesma coisa, mas embora trabalhem juntas, em mútua colaboração e influencia, se trata de duas coisas distintas. Por essa razão, as atividades de marketing são muitas vezes confundidas com as atividades de comunicação e vice-versa. Em alguns casos, eles se diluem de tal forma que parecem ser parte constitutiva de uma mesma estratégia.

Digamos que é um caso típico confundir causa e efeito, de tomar a parte como sendo o todo, a ação como sendo a estratégia que lhe deu causa; a origem maior (marketing) por uma das modalidades, dos instrumentos, das ferramentas utilizadas para realizar seus objetivos.

Alguns comumente usam a Expressão Marketing Promocional. Neste caso, está claro que o marketing é feito para promover alguma coisa, mas usa-se essa expressão para designar o marketing que utiliza a promoção de vendas como ferramenta. Promoção de Vendas é uma das ferramentas de comunicação de marketing , e portanto, não uma forma ou variação diretamente do marketing.

Outra expressão imprópria, mas muito difundida: marketing direto. O envio de mala direta, visitas pessoais, e tele atendimento ativo ou passivo são atividades que compõem a comunicação direta da organização. Por essa razão, é muito estranho ouvir de um profissional de marketing que sua empresa, além de veicular propaganda na TV e de realizar promoção de Vendas nas lojas, faz também marketing direto. A Expressão correta seria Comunicação Direta. Como a Maioria dos contatos telefônicos é ativa, isto é, visa vender algo, a expressão correra seria então Televendas. A Expressão Marketing Direto é adequadamente empregada quando caracteriza a ação estratégica de uma empresa que oferece produtos, preços , distribuição e comunicação diretamente para seus clientes finais, sem intermediários.

Outro termo interessante, com o uso da Internet como veículo de comunicação de uma organização, levou-se a criação da expressão Marketing digital. O mais adequado seria comunicação digital, ou mesmo a expressão marketing na era digital. Marketing Digital é praticado pelas organizações que vendem produtos relacionados a essa tecnologia.

Marketing de Relacionamento é outra expressão comumente utilizada para caracterizar o esforço da empresa em relacionar-se bem com seu mercado. Na realidade, esta sempre foi , e é, a base do marketing como política empresarial. Afinal, a organização deve manter uma boa relação não somente com os seus clientes , mas também com todos os outros públicos que a cercam: fornecedores, instituições bancárias, órgãos do governo, comunidade, ONGs, academia, mídia, distribuidores, funcionários, acionistas, entre outros. Para tal, nenhuma expressão é mais adequada do que a originalmente cunhada para essas atividades: “ Relações Públicas”( YANAZE,2000).

É pos esses exemplos que venho falar sobre tal assunto, e constatar que a palavra marketing é muito usada. E, por estar atualmente na moda, é freqüentemente empregada de

uma forma exagerada e até mesmo banal. O Marketing , na verdade, nada mais é que uma nova concepção de Administração Empresarial a partir de uma disposição consciente e disciplinada de se inserir no mercado e construir estratégias de planejamento e gestão dos próprios negócios ,como diria meu Professor e Doutor no Assunto Mitsuru Yanaze.

Samuel Silva Pastor , Administrador pela PUC-GO e MBA em Marketing, Comunicação com Docência do Ensino Superior pela Cambury /ECA-USP admsamuelsilva@hotmail.com